Há influência hormonal no crescimento de guppies. Machos separados de fêmeas quando tiverem quatro semanas de idade crescerão mais do que machos deixados juntos com as fêmeas. Isto pode ser devido ao fato de que machos com fêmeas gastarão mais tempo perseguindo as fêmeas, e menos tempo se dedicando à alimentação. Entretanto acontece que quando criados em tanques mistos os machos que primeiramente amadurecem sexualmente são comumente os machos que menores ficam em tamanho quando se tornarem adultos. Machos que são estéreis são consideravelmente maiores do que os seus irmãos férteis. Durante o desenvolvimento sexual dos machos, a energia ganha com a alimentação é desviada para o desenvolvimento sexual (desenvolvimento de gonopodios e produção de gametas).
Os criadores de Guppy dividem freqüentemente grandes ninhadas em vários tanques porque a aglomeração e a competição por comida prejudica o crescimento dos guppies. Geralmente mesmo em dois tanques de alevinos, esses crescem a taxas diferentes. Assim, mesmo que o desenvolvimento sexual tenha um impacto no crescimento, há vários outros fatores que afetam o crescimento e a reprodução.
O principal entre esses fatores é a condição ambiental nas quais os guppies crescem. Se os guppies são submetidos a stress físico, quimica da água, ou outros tipos de tensão, a energia da comida dos guppies é desviada para compensar essa tensão. Pode ser dito então que um guppy feliz será favorecido para crescer e se tornar um guppy de grandes dimensões, com todos os outros fatores sendo iguais..
Os dois maiores fatores que afetam o crescimentro dos guppies são temperatura e alimentação (quantidade e frequencia). Estudos realizados nos salmões mostraram que um criador de salmões deve encontrar a temperatura ideal e um regime de alimentação para conseguir maxima saúde e crescimento na sua criação de salmões. (é indicado para o caso do salmão uma temperatura de 11.5oC e uma quantidade de rações igual a 4% do peso do corpo por dia.) O Salmão cresce bem em uma faixa grande de temperaturas. Porém eles são mais eficientes na conversão alimentar em temperaturas mais baixas. Eles são menos eficientes na conversão alimentar quando alimentados em excesso ao que eles necessitam.
Esta pesquisa não é difícil de extrapolar para os guppies. A temperaturas altas (acima de 26,5 oC) a taxa metabólica basal aumenta para o ponto onde o guppy está usando a maioria dessa energia de comida para manutenção básica de seu corpo. Há pouca energia deixada para crescimento e reprodução. Também há um declínio no apetite dos guppies em temperaturas mais altas.
Nós também podemos extrapolar um princípio para a alimentação do guppy. Alimentando o guppy mais do que ele necessita para sua manutenção básica, crescimento, e reprodução é desperdício. Esse procedimento não produzirá um guppy maior. Na realidade, superalimentar vai resultar num aumento de restos alimenticios, criando condições de água adversas e acentuando o stress dos habitantes do aquário. O stress tem um impacto enorme na conversão de comida, desviando a energia para longe do crescimento e da reprodução. No ambiente fechado do aquário, a superalimentação começa a ter o efeito oposto nos guppies do que o desejado pelo criador.Os guppies serão menores, e não maiores.
Criadores experientes na criação do guppy afirmam com razão que o primeiro mês da vida de um guppy é o mais importante em termos de seu tamanho futuro. Os hormônios de crescimento estão se desenvolvendo naquele período. Você não pode esperar criar grandes guppies negligenciando a alimentação deles. Somente abaixar a temperatura é um truque de crescimento que só terá um suave êxito.
Os hormônios de crescimento é que é o fator que dirige o crescimento de guppies, bastante independente da temperatura. O crescimento acontece em períodos (jatos), devido à subida e à caída dos níveis dos hormônios de crescimento. Nos guppies a taxa máxima de crescimento acontece no primeiro mês de sua vida. Até mesmo durante aquele primeiro mês a taxa de crescimento começa a diminuir. Antes do sétimo mês a taxa de crescimento do guppy se reduz a uma velocidade rastejadora. Os guppies continuam crescendo até a morte deles. Como sempre, o taxa de crescimento de uma linhagem varia de linhagem para linhagem.
Interessante sequencia de fotos(ampliadas) de um mesmo peixe, tiradas com a mesma camera, da mesma distancia e regulagens em que podemos notar a evolução do crescimento, com taxa de crescimento bem maior nos primeiros dias.
Idade Foto
2 dias
6 dias
20 dias
60 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário